segunda-feira, 4 de maio de 2015

CONVERSAS SOBRE EAD - JOVAED 2015 : VAMOS NOS CONHECER?



A EaD veio como divisor de águas. O Brasil, ainda com o índice de cidadãos não qualificados ser muito alto por falta de políticas educacionais, graças a tecnologia que veio para mudar a situação atual do Brasil e do mundo. A flexibilidade é extremamente adaptada a quem que a deseje. Com as novas tecnologias no mundo virtual que está a nosso favor, se têm a oportunidade de um futuro melhor e mais digno, tudo isto através da educação, mormente a EaD.

RESUMO DO PRIMEIRO DIA





Nosso diálogo no WhatsApp sobre (27/04/2015):

A necessidade, a oferta, a procura e os resultados do Ensino Superior nos municípios brasileiros, por meio da EAD, a exemplo do município de Autazes - AM
Em 04/05/2015

As atividades da Conferência iniciaram oficialmente, no dia 27 de abril de 2015, às 8h46, com o bom dia e a proposta de que cada um fizesse sua apresentação (fora enviado por e-mail às orientações para que os participantes tivessem objetividade e foco, nas postagens),  nesta forma diferente de discutir um tema, com a utilização de aplicativo hiperdinâmico, de fácil acesso e baixo custo que é o WhatsApp,  fazendo deste recurso uma ferramenta pedagógica.
A partir das apresentações percebeu-se o Brasil presente e interessado em discutir a EAD em seus respectivos municípios. Educadores, tutores, graduados e graduandos, mestres e doutores, quiçá autores, visitaram o espaço apresentando-se. Em sua maioria atuantes a mais de dois anos na EAD e muitos atuando pela UAB- Universidade Aberta do Brasil.
No primeiro dia acessaram os participantes de Manaus-AM, Autazes-AM, São Paulo-SP, Maceió-AL, Recife-PE, Santa Catarina, Campo Grande, Goiânia-GO, Campo Alegre de Lourdes-BA, Araras, Jacareí-SP, Itajubá-MG, Florianópolis-SC, Porto Alegre-RS, Palmas-TO, Sergipe, Ivatuba-PR, Blumenau-SC, Itapiranga-SC, Curitiba-PR, Barra do Garças-MT, Maringá-PR, Mundo Novo-BA, Brasília-DF, Teresina-PI, Mantena-MG, Montes Claros-MG, Rio de Janeiro-RJ, Piauí, Umuarama-PR, São Luís-MA, Novo Hamburgo-RS, Rio Verde-GO, Japaratuba-SE, Ubrlândia-MG,  o que confirma o Brasil presente nesta JOVAED 2015.
Foi proposta a questão: Existe oferta de EAD no seu município? Quando iniciou? (postada às11h38’). A mesma questão foi repetida às 12h18’, pela mediadora Cacilda Alencar. Suscitando a participação de todos. A interação até então, ocorreu alternado apresentações e respostas à questão proposta. Novamente a questão foi proposta, aos novos inscritos, às 20h51’, oportunizando a interação de todos.
Alguns não compreenderam a proposta inicial de apresentação e, provavelmente esperando uma videoconferência nos moldes já padronizados (iniciando com vídeo palestra). A temática central da JOVAED 2015 é de propostas inovadoras para a EAD, de tal forma que se pensou (as mediadoras) em utilizar o aplicativo Whatsapp, mas trabalhando-o com foco e direcionamento, interagindo esse aplicativo com um Blog criado especificamente para postagens dos resumos das conversas, aberto aos comentários. Assim, a mediadora ficou atenta a mediar direcionando as participações, lembrando a importância de se fazer as leituras dos Textos Explicativos (enviados por e-mail), evitando quebra de informações no espaço virtual de diálogo da conferência (Whatsapp).
No primeiro dia, a mediadora tentou encerrar as atividades às 22h27’ sem êxito, pois as postagens continuaram, tanto de inclusão no grupo, quanto de participação e foram até às 02h04’. Isso demonstra o interesse de muitos em aprimorar o entendimento sobre EAD. Também demonstra a facilidade da atividade assíncrona para o aprendizado do aluno de EAD, que pode inteirar-se dos assuntos e interagir, administrando seu próprio tempo, ao mesmo tempo em que não deve perder os períodos sugeridos por quem media o ambiente e as atividades.

CONSIDERAÇÕES DO PRIMEIRO DIA
Quanto ao acesso, tranquilo (as dificuldades são naturais do processo de aprendizagem e uso da tecnologia).
Quanto à participação, foi interativa, necessitando melhor compreensão do ambiente como sala de conferência e não de bate-papo. Com as respostas, percebeu-se um Brasil integrado pela EAD, municípios atuando seja por implementação nos municípios ou por extensão, mas atuando com EAD tanto em espaços públicos, quanto privados. Mas nota-se que, apesar das tecnologias de informação e comunicação terem avançado bastante a mais de duas décadas, só pelos idos do ano2000 é que o Brasil despertou para a oportunidade de quebrar as barreiras geográficas a partir do uso das Tics, implementando a EAD em vários municípios e capitais, na rede pública (como política pública federal), o que antes já havia em pequena escala, principalmente nas redes de ensino particulares, em maior proporção com a formação técnica para o mercado de trabalho. A modernização e ampliação das redes sociais e crescente oferta, cada vez mais acessível, de internet nos municípios brasileiros, à exemplo de Autazes-AM, a EAD chega oportunizando cursos principalmente de graduação (depois de especialização).
Quanto a participação de modo geral, é necessário a consciência e introspecção do ambiente como sendo espaço (auditório) de Conferência, em que não se deve (embora possa) fugir do foco da questão em discussão, para que o conhecimento e entendimento se alinhe nas ideias de cada um e de todos (acomodação-assimilação).
Atenciosamente e muito agradecida a todos!
Mediadora Cacilda Alencar.